No litoral de Algarrobo, Chile, fica localizada a primeira e maior lagoa navegável cristalina do mundo, reconhecida pelo Guinness World Record como a maior piscina do planeta Terra. Ela pertence a San Alfonso del Mar, um empreendimento turístico e imobiliário que ocupa uma área de oito hectares, um comprimento de mais de um quilômetro, com 2,5 metros de profundidade máxima, o que equivale a mais ou menos seis mil piscinas familiares.
A lagoa cristalina foi desenvolvida com o conceito e tecnologia mundial patenteada criada pela empresa Crystal Lagoons. Ela está rodeada por amplas praias de areia branca e permite a prática de todo tipo de atividades náuticas sem motor, como caiaque, windsurf, entre outras, oferecendo alternativas recreativas e esportivas em um ambiente muito seguro. A lagoa ainda possui piscinas e jacuzzis ao ar livre e indoor (sim, algumas ficam de uma pirâmide de cristal com formato único na América do Sul). As águas também têm aquecimento solar e algumas contam com cascatas e correntezas para divertir os hóspedes.
O complexo
O complexo imobiliário também compreende 1,3 mil unidades residenciais. O design pirâmide dos edifícios proporciona que cada apartamento tenha vista para o mar. Já as coberturas duplex tem um privilégio à parte e contam com varandas de cem metros quadrados e jacuzzi. San Alfonso del Mar também compreende restaurantes, pubs, boates, cinemas e galerias de exposições, um anfiteatro, um spa, docas, um toboágua gigante e proporciona diversão a todos os membros da família, com escolas de formação em vela, caiaque, mergulho, natação, navegação oceânica, tênis, parapente, quadras esportivas e ginásio.
Águas cristalinas
Além de seu grande tamanho, a lagoa tem uma outra característica espetacular: suas águas têm a transparência e a cor turquesa dos mares tropicais. Isso é possível graças a uma tecnologia avançada desenvolvido pela empresa Crystal Lagoons, capaz de coletar a água do oceano e mantê-la em perfeitas condições. Durante o verão a lagoa a temperatura da água gira em torno dos 26ºC, nove graus a mais do que a temperatura do mar nas proximidades.