Decoração

Você sabia que as cores estão ligadas à personalidade e ao humor?

Você sabia que as cores estão ligadas à personalidade e ao humor? Por isso que elas são tão importantes na decoração de um ambiente. As tonalidades têm a capacidade de criar uma grande variedade de sensações e influenciar nossas atividades diárias, já que elas não apenas produzem diferentes reações, mas afetam as aparentes proporções dos espaços que habitamos ou trabalhamos.

Interior Design. The girl paints the wall in geometric pattern.
MOSTOVYE

A partir do campo da psicologia das cores, estabelece-se que certos tons aplicados tanto dentro como fora do ambiente podem atribuir ao espaço um determinado caráter ou um conteúdo simbólico daquilo que ele representa. Da mesma forma, este tipo de decoração pode ou não afetar as atitudes das pessoas que a ocupam.

A cor é sensorial, por isso, na psicologia, foi classificada de acordo com as percepções. Ela é capaz de estimular ou deprimir, pode criar alegria ou tristeza. As tonalidades também podem, em alguns casos, despertar atitudes ativas ou passivas nas pessoas.

As cores quentes são recomendadas em espaços onde a concentração é necessária. Os clubes são geralmente decorados com cores vivas, mas em ambientes de trabalho, por exemplo, essa mesma linha de cores poderia gerar tensões entre as pessoas.

Cores frias e pasteis são aconselháveis para locais em que passamos longos períodos fazendo atividades específicas, pois elas não perturbam visualmente. Também são ideais para espaços que buscam relaxamento e descanso.

• Vermelho: a cor da vitalidade e ação, exerce uma influência poderosa no humor. É considerada uma cor antidepressiva, a mais forte de toda a gama cromática, e é geralmente associada a conceitos como paixão, amor e energia. Também é uma cor associada à violência, por isso é melhor usá-la em pequenas áreas com detalhes e ou acessórios decorativos.

cores
Unsplash

• Laranja: evoca o lúdico, sensual e sensorial, bem como o apetite. Por ser reconfortante e estimulante, pode acalmar ou irritar. A influência da cor laranja ajuda a sentir mais energia, diminuindo a fadiga e melhorando o estado de ânimo.

Unsplash

• Amarelo: é usado para acalmar. A cor traz clareza, por isso é ideal para ambientes com pouca luz. Favorece a comunicação e transmite uma atitude otimista em relação ao futuro. O amarelo ainda sugere originalidade, alegria e vitalidade.

Unsplash

• Verde: a cor que é uma das mais presentes na natureza induz à paciência. Alguns dos efeitos associados a essa tonalidade são a baixa tensão nervosa, por isso é ideal para pessoas com muito estresse.

• Azul: a cor mais suave e universalmente preferida. É uma escolha interessante para lugares onde a calma é essencial, como quartos, banheiros e locais de descanso ou espaços de saúde. Ela expressa repouso, tranquilidade, satisfação e também ternura, amor e carinho.

Unsplash

• Branco: é um dos mais recomendados para pintura, pois geralmente projeta pureza, limpeza e paz.

Unsplash

Da próxima vez que você escolher uma cor, lembre-se de levar em consideração tudo aquilo que ela transmite. Que sua vida seja sempre cheia de muitas cores e alegrias.

Redação Like

A Like Magazine é uma publicação do Grupo Sinos voltada ao universo feminino. Composta por uma equipe qualificada de jornalistas, a revista existe desde 2012 e está no impresso, no digital e no rádio. A redação escreve sobre moda, beleza, carreira, gastronomia, decoração, turismo, comportamento e lifestyle.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *